COLÉGIO JOSÉ PIRES

COLÉGIO JOSÉ PIRES
QUALIDADE EM EDUCAÇÃO

domingo, 18 de novembro de 2012


PALESTRA:
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

Nos últimos anos, o número de gravidez entre as adolescentes vem aumentando. E este é um fato muito preocupante na sociedade, pois traz sérias consequências para a vida dos pais adolescentes e da criança. Por isso, é uma questão que deve ser levada a sério.
As maiores partes destas adolescentes, não estão preparadas financeiramente, nem emocionalmente para serem mães, e muitas vezes por não terem o apoio dos pais, são obrigadas a deixar os estudos de lado, e muitas vezes fogem de casa.
Além disso, o corpo da adolescente também não está pronto para gerar uma criança, alguns problemas como o tamanho e conformidade da pelve, a elasticidade dos músculos uterinos, os temores, desinformação da adolescente, dificultará o desenvolvimento do feto. 
Os principais fatores que contribuem para a gravidez na adolescência são:
• Falta de informação sobre os métodos contraceptivos.

• Falta de orientação da família, escola e sociedade.

• O uso de drogas e bebidas alcoólicas também interferem na contracepção.

• Algumas adolescentes planejam engravidar para tentar tornar realidade o desejo de se casar.

Mesmo sendo adolescente, é importante que ela tome os cuidados normais de uma gravidez, como fazer o pré-natal para acompanhar o desenvolvimento do bebê e da mãe. Devido à mudança de seu corpo, a adolescente pode vir a ter problemas emocionais, escondendo a gravidez, e consequentemente levar a um aborto ou dificuldades na amamentação.
























sexta-feira, 9 de novembro de 2012

EXPOSIÇÃO DOS TRABALHO DE ARTE
PROFESSORA COORDENADORA: CRISPINIANA (ANA)
TURNO : VESPERTINO 




























quinta-feira, 8 de novembro de 2012


TRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA : CRISTIANE FERREIRA
TURMAS DE 8º ANO FUNDAMENTAL II

Todos sabemos que as atuais demandas sociais requerem cidadãos capazes de exercer plenamente a sua cidadania. Isso implica saber analisar criticamente as realidades sociais e organizar a ação para intervir nessa realidade. Ou seja, a sociedade atual precisa de cidadãos atuantes, que não se limitem a observar a realidade, mas que nela saibam agir, examinar os fatos, articular acontecimentos, prever suas possíveis consequências para a qualidade de vida das pessoas, da cidade, do país, do planeta.
No mundo da informação isso significa, por um lado, saber lidar com a informação, que tem várias naturezas — matemática, científica, filosófica, artística, religiosa, por exemplo —, e vem de várias fontes e por vários caminhos — mídia impressa, radiofônica e televisiva, meio acadêmico e Internet, entre outros. Lidar com a informação significa apropriar-se de:
  formas de obtenção da informação para conhecer o real;
   procedimentos que permitam o reconhecimento da pertinência e idoneidade da informação;
 recursos que possibilitem a divulgação da informação;

Por outro lado, exercer plenamente a cidadania significa saber agir utilizando a informação. Em uma sociedade letrada, obter informações, analisá-las criticamente, saber divulgá-las e agir utilizando essas informações passa pelo domínio de um objeto social fundamental: a linguagem escrita.
Quando se fala em domínio da linguagem escrita, fala-se em saber lidar de maneira proficiente com todos os conhecimentos com os quais se opera nas práticas de linguagem. Quer dizer, fala-se em ler e escrever utilizando os procedimentos e estratégias que conferem maior eficácia aos textos produzidos e às leituras realizadas.
 


 Alunos da 8º ANO A






  Alunos da 8º ANO B








  Alunos da 8º ANO E