COLÉGIO JOSÉ PIRES

COLÉGIO JOSÉ PIRES
QUALIDADE EM EDUCAÇÃO

segunda-feira, 26 de março de 2012

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA UMA REALIDADE DO JOSÉ PIRES.
 Alunas do turno matutino em aula no laboratório - PROINFO 
 Educação de forma integral é a nossa meta.
 
 Turno Vespertino 
 
 

sábado, 17 de março de 2012


GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA

A gestão democrática é a palavra de ordem na administração do Colégio José Pires. Os educadores do no novo milênio devem ter na gestão democrática um princípio do qual não arredam pé nem abrem mão. 
Quanto mais a escola é democrática, mais transparente é. Quanto mais a escola é democrática, menos erra, tem mais acerto e possibilidade de atender com eqüidade as demandas sociais. 
Quanto mais exercitamos a gestão democrática nas escolas, mais os preparamos para a gestão da sociedade política e civil organizada. Aqui, pois, reside uma possibilidade concreta: entender a escola como instituição parcial aos posicionamentos políticos tanto dos alunos, quanto dos seus docentes e agentes educacionais.
Quem exercita a democracia em pequenas unidades escolares, constrói um espaço próprio e competente para assumir responsabilidades maiores na estrutura do município . Portanto, quem estar na missão de educar não deve nunca descartar a possibilidade de inserção no meio social de forma mais efetiva e participativa e com isso poder exercitar a melhor política do mundo, a democracia. 
DIREÇÃO DO JOSÉ PIRES EM VISTA NA DISTRITO DE NOVA CRUZ
A ESCOLA VAI AO LAR DO ALUNO
O professor do novo milênio deve ter em mente que o profissional de ensino não é mais pedestal, dono da verdade, representante de todos os saberes, capaz de dar respostas para tudo. 
 Articular-se com as famílias é a primeira missão dos docentes, inclusive para contornar situações desafiadoras em sala de aula. 
 Quanto mais conhecemos a família dos nossos alunos, mais os compreendemos e os amamos. Uma criança amada é disciplinada. Os pais, são, portanto, coadjuvantes do processo ensino-aprendizagem, sem os quais a educação que damos fica incompleta, não vai adiante, não educa. 
 
 
 A sala de aula não é sala-de-estar do nosso lar, mas nada impede que os pais possam ajudar nos desafios da pedagogia dos docentes nem inoportuno é que os professores se aproximem dos lares para conhecerem de perto a realidade dos alunos e possam, juntos, pais e professores, fazer a aliança de uma pedagogia de conhecimento mútuo, compartilhado e mais solidário. 
 
 A proposta pedagógica não deve ser exclusividade do diretor da escola. Cabe também ao professor participar do processo de elaboração da proposta pedagógica da escola, até mesmo para definir de forma clara os grandes objetivos da escola para os seus educandos. 
 
 
FAMÍLIA DO ALUNO ANDERSON
 
Um professor que não participa, se trumbica, se perde na solidão das suas aulas e não tem como se tornar participante de um processo maior, holístico e globalizado. O mundo globalizado para o professor começa por sentir parte ativa no terreno das decisões da escola, da sua organização administrativa e pedagógica. 

quinta-feira, 15 de março de 2012


NÚMERO DE ALUNOS MATRICULADOS NO COLÉGIO JOSÉ PIRES PARA O ANO LETIVO 2012
TURNO MATUTINO:
5ª – 151          6ª – 147        7ª – 117        8ª – 111
SUB-TOTAL: 526
TURNO VESPERTINO:
5ª – 138          6ª – 125       7ª – 112          8ª – 93
SUB-TOTAL: 468
TURNO NOTURNO:
8ª – 25            6ª – 26
SUB-TOTA:  51
EJA NOTURNO:
5ª/6ª  -  51      7ª/8ª – 64
SUB –TOTAL  115
TOTAL DE ALUNOS MATRICULADOS: 1.116

O ser humano vem se desumanizando a todo o momento.  É notória a capacidade que o ser humano tem de criar estórias fantásticas sobre a vida do outro.  O Interessante é que na maioria das vezes as estórias são frutos das imaginações férteis e diabólicas daqueles que passam o tempo se prestando ao serviço de praticar a maldade, se preocupar com a vida alheia e servir de instrumento do diabo.
Caro leitor, você que não se encaixa com o perfil do ser humano descrito no parágrafo anterior, não vos incomodeis com comentários capciosos, principalmente quando tais comentários além de não constituir fundamentação na verdade, parte de pessoas que não são nem capazes de se identificar, devido a sua condição vil de pessoa miserável, necessitando de uma transformação radical em todos os aspectos da sua sub-vida, digo, sub-vida, pois aqueles que se identificam com o ser humano descrito nesse texto, não vive, apenas passa por um estado fisiológico de um ente traumatizado com sua própria existência . A você que se esconde por detrás de um blog. ou qualquer que seja o instrumento de camuflagem, saiba que o anonimato é a identidade do covarde, do invejoso e do que nada tem de humano.  Por tudo isso, meus queridos "SERES HUMANOS", não vos preocupeis com comentários maléficos que partem de pessoas sorumbáticas e de punhos míseros, que certamente receberão em dobro todo o mal desejado ao seu semelhante. PENSE NISSO.     

quarta-feira, 14 de março de 2012

 “Trabalhar de forma integrada com as redes sociais é a saída para o sucesso da educação”
Cirilo Coelho
 Pensando dessa forma a direção do Colégio José Pires tem buscado a interação da família, da comunidade e da sociedade organizada, para juntos formular políticas educacionais de qualidade.  
 
 Novos professores e funcionários reforçam a equipe do José Pires
O veterano Toninho, Adiel, Keize, Mirella e Viviane.Novos integrantes da equipe de apoio do José Pires
 Força e vontade de trabalhar é o mote  desses novos integrantes do corpo docente do colégio
Aléia, Ana Rita, Vanusia, Fábio, Walter e Vinicíus




CALENDÁRIO DE REUNIÕES 2012

  REUNIÃO COM COLEGIADO ESCOLAR – TODAS AS QUINTAS-FEIRAS DE CADA MÊS A PARTIR DAS 17:00H
  ELEIÇÃO PARA ESCOLHA DE LÍDERES    14/02/2012
  I - PLANTÃO PEDAGÓGICO                           30/03/2012  (em dois turnos)
  REUNIÃO COM PAIS                                        25/04/2012
  CONSELHO DE CLASSE -  I                          05/05/2012
  REUNIÃO COM PAIS                                        13/06/2012
  CONSELHO DE CLASSE -  II                          28/07/2012
  II – PLANTÃO PEDAGÓGICO                         17/08/2012
  REUNIÃO COM PAIS                                        12/09/2012
  CONSELHO DE CLASSE -  III                         20/10/2012
  REUNIÃO COM PAIS                                        05/12/2012
  CONSELHO DE CLASSE  - IV                       18/12/2012
  REUNIÃO COM PROFESSORES, TODO FINAL DE UNIDADE
  REUNIÕES EXTRAORDINÁRIAS SEMPRE QUE FOR NECESSÁRIO  ( será utilizado o horário de intervalo)
REUNIÕES PERIÓDICAS COM ARTICULADORES DE ÁREAS.
GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA

terça-feira, 13 de março de 2012


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
COLÉGIO MUNICIPAL JOSÉ PIRES
Rua do Açude – Parque Municipal Ramalho Sampaio, s/n
CEP 46.805-000 – FONE (74) 3259-2275 – Macajuba – Bahia
Autorização D.O. 31/08/2004 – Resolução CEE 55/2004 –
Parecer CEE 153/2004     Código da UEE   29409128


MINHA AULA VAGA, NÃO É VAGA

Macajuba, 10 de fevereiro de 2012.
INTRODUÇÃO
O Projeto “Minha aula vaga, não é vaga” traz uma oportunidade ao colégio, aos professores e aos alunos de trabalhar temas pertinentes à educação, mas que nem sempre conseguem ser desenvolvidos na grade de ensino curricular.
Questões como os Temas Transversais e, muitas vezes, especificidades de cada disciplina deveriam ser abordados juntos ao conteúdo de sala de aula, assim como  indicam  os   PCNs. Entretanto, por diversos motivos, essas questões nem sempre são abordadas e professores e alunos acabam prejudicados. Diante de tais afirmações a coordenação pedagógica do Colégio José Pires, desenvolveu o Projeto “Minha aula vaga, não é vaga” com a finalidade de valorizar o tempo em que o aluno eventualmente ficará sem ter aula em determinado horário. 
O objetivo deste trabalho é aproveitar a oportunidade oferecida e trabalhar com alguns conteúdos extracurriculares que certamente será de suma importância para  a formação cidadã do aluno.
JUSTIFICATIVA
A iniciativa de desenvolver o projeto “Minha aula vaga, não é vaga” se deu devido às observações que foram feitas durante o ano passado, onde os alunos em aulas vagas ficavam passeando pelos corredores da escola e na maioria das vezes atrapalhando as aulas.
Algumas faltas, porém, sempre existirão. E os estudantes não podem ser prejudicados. Aí entra o planejamento. Quando há tempo, a primeira opção é convocar um professor substituto. Mas, se esse profissional não está disponível, o mais comum é distribuir os alunos em outras turmas, deixar um docente responsável por mais de um grupo, delegar a responsabilidade para funcionários de apoio ou criar atividades na sala de leitura, informática ou na quadra de esportes. "A pior opção é dispensar os alunos ou adotar a aula vaga, quando os estudantes ficam esperando o próximo professor"
Silmar dos Santos, mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e autora da pesquisa As Faltas de Professores e a Organização de Escolas na Rede Municipal de São Paulo. 
Visando minimizar esse problema, a coordenação pedagógica resolveu desenvolver o projeto com o propósito de substituir o período de aulas vagas por vídeos educativos, palestras sobre temas diversos, proferidos, de forma voluntária, por profissionais capacitados e com disponibilidade de tempo, apresentação de atividades lúdicas e culturais e tele-aula. Com base nas elucubrações da mestre e educação Silmar dos Santos, pretendemos com esse projeto, não apenas resolver a questão das aulas vagas, mas acima de tudo, trazer nova alternativa de aprendizado para o nosso alunado e em consequência disto evacuar os corredores da escola.
Órgão/Instituição Responsável: Colégio José Pires
Nome do Responsável/Função: Coordenação Pedagógica, Equipe Gestora, Professores e funcionários.
Local da Ação: Macajuba-BA.
Público Alvo: Alunos do José Pires.
Beneficiados:
Todos os matriculados para o ano letivo 2012
Descrição da Ação:
O projeto prevê que os alunos, que eventualmente estejam em aulas vagas, deverão ser direcionados para o auditório da escola onde participarão de atividades programadas para tais ocasiões. Sob a orientação da coordenação pedagógica e/ou professores substitutos e se o momento demandar, funcionários devidamente orientados, os alunos estarão participando de aulas temáticas, palestras, seminários, vídeos, filmes etc.
As atividades estarão atreladas a todas as disciplinas do currículo escolar e possibilitarão aos alunos um dialogo interdisciplinar mais sistematizado sobre os temas abordados em salas de aulas.
Os professores das disciplinas terão a oportunidade de trabalhar em sala de aula os temas trabalhados no projeto “ Minha aula vaga,não é vaga” levando em consideração as  temáticas  que estiverem mais próximas dos conteúdos trabalhados durante a unidade.
Essa interação entre aquilo que se trabalha em sala de aula como conteúdo programático e os temas que serão trabalhados no projeto servirá como ferramenta estimuladora para que desperte no aluno o interesse em interagir com os conteúdos pré estabelecidos e a realidade fora da instituição escolar, além de despertar o seu senso crítico, tornando-o um individuo questionador e participativo nas ações escolares e no meio onde está inserido.
AVALIAÇÃO
Toda e qualquer atividade deverá passar pelo crivo da avaliação, até mesmo porque é a avaliação que nos mostrará a relevância ou não da iniciativa. Nesta proposta a avaliação não terá uma conotação individualista nem mesmo de bonificação para o aluno, ela, será feita de forma integral, observando todos os aspectos de aprendizagem dos alunos e a validade dessa aprendizagem no contexto social e escolar. Dentro da proposta avaliativa será levando em consideração o número de aulas vagas por turno e disciplina. O objetivo da avaliação é criar mecanismos que possam inibir a prática da aula vaga e motivar o aluno a permanecer em sala de aula.
INÍCIO E PERSPECTIVA DE DURAÇÃO:
Terá início no dia 27 de fevereiro e culminância no dia 13 de dezembro de 2012.
 Duração do projeto: 10 (dez) mês.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:
Mês de Março/Abril: Tudo sobre Drogas
·           Introdução as drogas
·           Tabagismo
·           Alcoolismo
·           Drogas ilícitas
·           Prevenção, recuperação e tratamento
·           Filmes
Metodologia: Serão utilizadas as metodologias midiáticas, Tradicional, Construtivista e Sócio-Interacionista, a operacionalização das atividades ficará a cargo do professor substituto, e, com possibilidades do pessoal da administração e direção.
As atividades serão ministradas no auditório da escola e no laboratório de informática, não ultrapassando mais de 50 (cinqüenta) minutos, caso a atividade não tenha sido concluída, a mesma deverá ter continuidade na próxima oportunidade. Com possibilidades de utilização de outros locais dentro da unidade de ensino.
 Maio/Junho:
·           Palestras sócio-educativas
·           Seminários
·           Peças teatrais, recital
·           Contos de causos
·           Filmes
Julho/Agosto
·           Atividades cívicas
·           Hinos (nacional, da independência, da bandeira)
·           Filmes
Setembro/Outubro
·           Documentário sobre a independência do Brasil
·           Estudo do ECA
·           História de Macajuba
·           Filmes
Novembro/Dezembro
·           FEMM (Festival Estudantil de Músicas de Macajuba)
OBJETIVOS: ESPECÍFICO/GERAL
Objetivo geral:
·           Execrar a prática da aula vaga na escola, e em conseqüência, reforçar as atividades sócio-educativas e lúdicas.
Objetivo específico:
·           Trabalhar temas transversais
·           Estimular o exercício de cidadania
·           Criar o hábito da permanência na sala de aula
·           Manter a disciplina do alunado 
·           Evitar o trânsito de alunos nos corredores
·            Preencher o tempo ocioso, ocasionado pela aula vaga
RESULTADOS ESPERADOS PARA O ANO EM CURSO:
A redução no número de reprovação em todas as séries, principalmente nas séries de 5ª e 8ª.
RECURSOS E MEIOS PARA EXECUÇÃO:
Data show, vídeos, DVD e internet, professor substituto, direção e administração e funcionários.
Idealizador:
Equipe José Pires
Patrocinador:
 Secretária Municipal de Educação / Colégio José Pires
Apoiadores:
Secretaria Municipal de Educação / Direção/ Professores / Alunos e Agentes de apoio.