COLÉGIO JOSÉ PIRES

COLÉGIO JOSÉ PIRES
QUALIDADE EM EDUCAÇÃO

terça-feira, 22 de novembro de 2011



 METODOLOGIA
 Primeiramente proporcionar aos alunos uma motivação em relação ao projeto “Noite de Talentos”, mostrando- lhes a importância do som, do ritmo, bem como saber apreciá-los de forma prazerosa e espontânea.
Através de várias atividades, com diversos ritmos, descobrir as aptidões artísticas existentes na escola.
A Noite de Talentos será constituída de estudantes do ensino Normal e Fundamental II dos municípios de Ruy Barbosa (CEMAN) e Macajuba ( José Pires).
A programação terá início com a apresentação dos grupos de teatro composto de alunos do CEMAN. Após a apresentação do teatro, segue a programação com os alunos do José Pires.
1º Ocorrerá as apresentações dos cantores gospel (Felipe e Rebeca.)
2º Voz e violão com aluno do turno noturno
3º Apresentação de alunas coordenadas pelo professor Neto
4º Os alunos do Colégio CEMAN farão suas apresentações, dublando músicas internacionais e desenvolvendo performance aeróbicas (danças).
5º Encerramento com a apresentação dos alunos do CEMAN.
 
 

Objetivo Geral
 Criar a cultura de intercâmbio com outros Colégios, comunidades e  municípios. Desenvolvendo assim a troca de experiências acadêmicas e culturais entre as regiões circunvizinhas.   
 Objetivos Específicos
 - Despertar o gosto pela música e suas expressões;
- Oportunizar através desta experiência, o ingresso dos alunos na arte musical;
- Desenvolver a sensibilidade ao ritmo, percepção auditiva, coordenação e memória;
- Conhecer as diversidades musicais e rítmicas;
- Perceber a importância da música e da dança como cultura;
- Apresentar diversos ritmos musicais e em língua diferentes bem como apreciá-los e identificá-los;
- Estimular os talentos na arte musical e dançante;
- Estimular a linguagem oral e corporal, respiração correta e enriquecimento de vocabulário;
- Desenvolver a sociabilidade, participando do trabalho em grupo;
- Oportunizar o desenvolvimento da concentração, atenção, criatividade e cooperação;

Justificativa

A música é uma das mais antigas e valiosas formas de expressão da humanidade e está presente na vida das pessoas.
Na antiguidade, filósofos gregos consideravam a música como “uma dádiva divina para o homem”. Segundo historiadores, o fazer musical de uma forma ou de outra, sempre esteve presente nas sociedades, desde as mais primitivas até as atuais. Sem dúvida, o nível de complexidade musical se alterou com o passar do tempo, mas não perdeu a sua característica de reunir pessoas. Hoje se percebe que a música tem a capacidade de aglutinar crianças, jovens e adultos, para cantar, dançar ou tocar um instrumento.
De acordo com as diretrizes curriculares, o som é a matéria-prima da música; porém, a simples percepção e memorização dos sons não caracterizam o conhecimento musical, objetiva a educação dos sentidos e não está dissociada do lugar onde é composta e interpretada, nem está desarticulado dos valores de um determinado grupo social.
E ao trabalhar os conhecimentos musicais, devem-se considerar os saberes específicos dessa linguagem e priorizar a escuta consciente, ou seja, aquela capaz de perceber a distribuição dos sons de maneira sucessiva e simultânea, trabalhando também as prioridades do som: timbre, intensidade, altura e duração, bem como suas variações. Portanto, faz-se necessário um trabalho constante com músicas para desenvolver a atenção, a memória e o raciocínio dos alunos. Nessas perspectivas o Colégio José Pires justifica a iniciativa de desenvolver o projeto ora exposto.

sábado, 5 de novembro de 2011

A VENCEDORA DO TURNO MATUTINO

A Bandeira escolhida pela maioria.

ALUNOS E PROFESSORES FORAM AS URNAS PARA ELEGER A BANDEIRA DO PROJETO ESCOLA LIMPA, ALUNO EDUCADO - TURNO MATUTINO

 A professora Alda esteve na eleição e depositou o seu voto.
 Os alunos foram as urnas e depositaram o seu voto.
 Os alunos tiveram trabalho para escolher a bandeira que representará o turno, pois o nível dos trabalhos estava muito alto.
 As professoras Telma e Cristiane Ferreira, coordenaram o processo eletivo.
O varal com os trabalhos foi exposto aos alunos que após escolher a bandeira foram as urnas depositar o seu voto.